quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Reflexão

Mais uma vez congratulo-me com o trabalho que o nhaterra está a desenvolver. Parabéns à equipa!
Como forma de me aliar a o que se escreveu sobre esse assunto deveras incomodativo e preocupante, trago alguns subsídios que espero que sejam utilizados para reflexão:

Alguém se lembra de quando vencemos a Taça Amílcar Cabral no ano 2000?
Não, ou, pelo menos, pouquíssimos.
Alguém se lembra da festa do título de campeão de Portugal pelo Sporting CP na época 1999/2000?
Milhares de pessoas.

Essas efemérides tiveram lugar no mesmo dia e, não pela minha filiação clubista, mas esse foi um dos piores dias da minha vida como cabo-verdiano.
Não imaginam a tamanha tristeza que eu senti: Cabo Verde e o seu feito histórico foram relegados para um ínfimo plano.
Pese embora esse facto, não me surpreendi com essa manifestação.

Todo o crioulo é assim: um ser indeciso; não sabe quem é: se é preto, se é branco, se é mestiço. Sofre de uma crise de identidade enorme. Sofre do “Complexo de Édipo”: mata o pai para querer ficar com a mãe.
Não vou dizer para sermos indiferentes a um resultado de um clube português ou mesmo da selecção portuguesa. O que se põe à baila são questões ligadas com a identificação, com a comunhão, com a cumplicidade. Quem somos? O que somos? O que queremos? Quais são os nossos valores?
Somos fúteis e bastante vulneráveis. (Podem chover apupos, granadas, estalos, socos, olhares enraivecidos, gritos histéricos).
Pergunto: Com quem nos identificamos? Com um clube da nossa ilha? Com o nosso país?

Cabo Verde é um país desprovido de referências e, se elas existem são nomes folclorizados ou politicamente apetecíveis e rentáveis que constantemente são atirados ao lume (poderia avançar com alguns nomes, mas não será necessário pois já são conhecidos – alguém já fez esse trabalho. Não me perguntem com que objectivos).

Vivemos numa desmesurada euforia e fanatismo clubistas frutos da nossa fragilidade, da nossa debilidade, da nossa vulnerabilidade.

Um abraço a todos!


Publicado no jornal online nhaterra.com.cv (09- 05- 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário